Início > Dicas

Dicas

O que é o cabelo?

O cabelo nada mais é do que um pêlo comprido. É um fio que fica preso pela raiz abaixo da superfície da pele e que se projeta para fora. Sua composição básica é de queratina e proteínas relacionadas. Quando está saudável, o fio cresce cerca de 1,25 cm por mês. Nós temos, em média, entre 100 e 150 mil fios de cabelo em nossa cabeça.

Como o cabelo cresce?

Assim como em todo nosso corpo, os pêlos que vemos do lado de fora parecem estar crescendo ativamente, mas na verdade, tudo acontece abaixo da superfície da pele, na epiderme. As células que existem dentro do folículo se multiplicam e à medida que o espaço interno é preenchido, ele empurra as células mortas para fora. Depois que essas células velhas endurecem e deixam o folículo, elas formam a haste capilar. Cada tipo de pêlo tem um ciclo próprio de crescimento, e no caso dos cabelos a vida útil fica entre 3 e 5 anos.

Como deixar os cabelos mais fortes?

A alimentação tem tudo a ver com a saúde dos cabelos. Pesquisadores americanos já descobriram que o fio cresce através do acúmulo de proteínas em sua base e elas são influenciadas pela nutrição. Os alimentos mais indicados são os ricos em vitaminas B12, ferro, zinco, cobre, proteínas, biotinas e iodo. Ou seja, coloque sempre no prato: carnes vermelhas e brancas, vegetais folhosos como espinafre, ovos, leite e derivados, frutos do mar e cereais integrais.

Como evitar a queda excessiva dos cabelos?

Ter uma boa alimentação, lavar os cabelos com água morna, não dormir de cabelos úmidos ou molhados, não usar muita tintura, evitar o uso abusivo de secadores e chapinhas, usar pentes de dentes largos feitos de madeira ou osso e passar condicionador apenas nas pontas.

Fontes consultadas: Portal IG, Portal Dermatologia.net, Portal HSW, Portal O Globo