Início > Dicas

Dicas

A pele é o maior órgão do corpo humano e funciona como uma grande capa de proteção contra fungos, bactérias, a ação do sol e de produtos químicos. A pele é formada por três camadas que tem características e funções importantes para o organismo. São elas: Epiderme – é a camada mais externa da pele (aquela que você pode ver). Sua função principal é ser a barreira protetora do corpo. Abaixo da epiderme, está a Derme – a camada do meio da pele, formada por fibras, vasos sanguíneos e terminações nervosas que recebem os estímulos do meio ambiente (por exemplo: frio e calor) e transmitem estas informações para o cérebro. A terceira e última camada é a Hipoderme – formada basicamente por células de gordura, serve para manter a temperatura do corpo e acumular energia.

Para cuidar da pele é preciso limpar, hidratar e tonificar todos os dias, deve fazer parte da rotina assim como tomar banho e escovar os dentes. E quanto mais cedo se fizer isto melhor. Os dermatologistas sempre afirmam que recuperar uma pele mal tratada é bem mais difícil do que prevenir problemas. Por isso, nunca durma sem retirar a maquiagem, use produtos adequados para o seu tipo e periodicamente faça limpezas de pele mais profundas. Alimentar-se corretamente é essencial, evite comer fora de hora e consumir gordura. A dieta boa para a saúde da pele é equilibrada, sem exageros. Os nutricionistas e dermatologistas ensinam que é importante consumir alimentos ricos em vitaminas, minerais, ácidos graxos essenciais e antioxidantes. Inclua no seu prato mais frutas, legumes, verduras e carnes brancas e evite alimentos gordurosos, industrializados e com muito açúcar. Procure ainda ingerir líquido suficiente para manter seu corpo hidratado o dia todo. Tome pelo menos 2 litros de água por dia.

O cuidado diário com a pele é a melhor forma de não envelhecer antes do tempo. E o principal aliado de um rosto lisinho e sem manchas é o filtro solar. Use-o diariamente mesmo que esteja chovendo ou trabalhe em locais fechados. Também é importante evitar o estresse, o excesso de cigarro, as bebidas alcoólicas e a exposição prolongada ao sol porque estes fatores aceleram o envelhecimento precoce. Praticar atividade física também é importante porque ajuda o sangue a levar nutrientes para a pele e tonificar os músculos.

Fonte: Portal Terra, Portal O Globo, Portal UOL, Portal SBD.